Licenciatura em Ciências Biológicas

Universidade Federal do Rio Grande

Instituto de Ciências Biológicas

Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos.

 

Pedro Leal de Souza, 2021. DISCUSSÕES EM TORNO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA BIOLOGIA APLICADAS AO ENSINO DE BIOLOGIA. Orientador(a): Lavínia Schwantes.

 

Elisa Stuani Dosso, 2021. VALORIZANDO NOSSA BIODIVERSIDADE: EXPERIÊNCIAS COM AS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC) EM ESCOLAS DA REGIÃO SUL DO BRASIL. Orientador(a): Jaqueline Durigon.

 

Crislaine Barbosa, 2021. PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A CONSERVAÇÃO DE PEIXES ANUAIS E DE ÁREAS ÚMIDAS TEMPORÁRIAS. Orientador(a): Edélti Faria Albertoni.

 

Camilla Benites Coelho Barreto, 2021. PALEONTOLOGIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO. Orientador(a): Tamires Lopes Podewils.

 

Amanda da Silveira Guerreiro, 2020. ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Orientador(a): Gionara Tauchen.

 

Priscila Martins de Moura, 2021. CAMINHOS PEDAGÓGICOS PARA INCLUSÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) DA AGENDA 2030 NAS ESCOLAS. Orientador(a): Cleber Palma Silva.

 

Silvia Thalia G. Garcia, 2021. GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: INSTRUMENTO LÚDICO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E PREVENÇÃO ALIADO AO ENSINO DE BIOLOGIA. Orientador(a): Daiane Porto Gautério Abreu.

 

Lorena Pintanel Espinoza, 2021. USO DE ARTEFATOS CULTURAIS EM SALA DE AULA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Orientador(a): Raquel Quadrado.

 

Loren Cabreira Rodrigues, 2021. O MUNDO OCULTO DAS IST’S: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO COMO FORMA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A PREVENÇÃO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS. Orientador(a): Daiane Porto Gautério Abreu.

 

Hosana Crisostomo Cavalcante, 2021. PROBLEMÁTICAS E ENFRENTAMENTOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA PANDEMIA. Orientador(a): Raquel Pereira Quadrado.

 

Alexandre Aquino Moraes, 2021. COMPARTILHANDO O ESPAÇO: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRESERVAÇÃO E CUIDADOS RELACIONADOS A SERPENTES DE IMPORTÂNCIA MÉDICA NO AMBIENTE URBANO. Orientador(a): Adriana Saccol Pereira.

 

Stefany Caravaca Albuquerque, 2021. PÁGINAS DO FACEBOOK COMO POSSIBILIDADES PARA A POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA. Orientador(a): Lavínia Schwantes.

 

Vitória Soares Salvadori, 2022. ALUNOS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA EM FOCO: UM DIÁLOGO COM OS PROFESSORES SOBRE O ENSINO DURANTE A PANDEMIA. Orientador(a): Daza de Moraes Vaz Batista Filgueira.

 

Guilherme Pereira Machado, 2022. O USO DA SINESTESIA NO ENSINO BILÍNGUE DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA ESTUDANTES SURDOS. Orientador(a): Cristiane Lima Terra Fernandes.

 

Lorena Vargas Soares Pepino, 2022. METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: BUSCANDO EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM EM AULAS DE BIOLOGIA. Orientador(a): Lavínia Schwantes.

 

Guilherme Toledo Alves Patrocinio, 2022. USO DE MÍDIA CINEMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: MUDANÇAS CLIMÁTICAS. Orientador(a): Camila De Martinez Gaspar Martins.

 

Renato Roniel Zêgo Rodrigues, Fevereiro, 2022. ABORDAGEM DO ODS 12- CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEL EM UMA ESCOLA NA CIDADE DE RIO GRANDE/RS. Orientador(a): Cleber Palma Silva.

 

Mackaullen Borges Gomes, 2022. A PRÁTICA DE DIETAS DA MODA E A BIOQUÍMICA: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO. Orientador(a): Carlos Eduardo da Rosa.

 

Igor Alexander de Moura Silva, 2022. AGROTÓXICOS E O USO INDISCRIMINADO NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS: UMA PESQUISA NO ENSINO MÉDIO. Orientador(a): Junior Borella.

 

Claudia Nunes de Paula, 2022. AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE SERPENTES DOS ALUNOS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE, RS, BRASIL. Orientador(a): Prof. Dr. Daniel Loebmann.

 

Adriano Rayol da Silva, 2022. A SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA NO ENSINO SOBRE A DIVERSIDADE BIOLÓGICA: UMA REVISÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. Orientador(a): Dr. Adriano Cavalleri.

 

Renan Costa Machado, 2022. O ESTUDO DO MEIO AMBIENTE COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO TAIM PRAIA DO CASSINO E ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS, ECOSSISTEMAS DE SABERES. Orientador(a): Daniel Loebmann.

 

Ana Paula Tavares Costa, 2022. PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ECOSSISTEMAS COSTEIROS DO LITORAL DO EXTREMO SUL DO RIO GRANDE DO SUL POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Orientador(a): Raquel Pereira Quadrado.

 

Eduarda de Lemos Wyse, 2022. USO E DESCARTE RACIONAL DE MEDICAMENTOS NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA. Orientador(a): Mariana Appel Hort. Coorientador(a): Karoline Brizola de Souza.

 

Karine Gomes Neto, 2022. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE METODOLOGIAS PARA APROXIMAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Orientador(a): Lavínia Schwantes.

 

Barbara da Silva Alves, 2022. O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO. Orientador(a): Sonia Marisa Hefler.

 

Stefanie da Silva Teixeira, 2022. SERÁ QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO É CAPAZ DE MELHORAR O DESEMPENHO DE ESTUDANTES DO ENSINO NOTURNO?. Orientador(a): Carla Amorim Neves Gonçalves. Coorientador(a): Eduarda Santa Helena.

 

Laura Camillo Pozzatti, 2022. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE PERCEPÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL II (2012-2022). Orientador(a): Lavínia Schwantes.

 

Magayver Melo de Oliveira, 2022. O USO DAS REDES SOCIAIS PARA DESMISTIFICAR SERPENTES: UMA PESQUISA NAS REDES DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE/RS. Orientador: Daniel Loebmann.

 

Luana Suelen Costa Maurmann, 2022. ABORDAGEM DA SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO EM BIOLOGIA. Orientador: Rogério Tubino Vianna.

 

Jonathan Cardoso Farias Farias, 2022. O QUE PENSAM OS DOCENTES DE LICENCIATURA DAS ÁREAS CIENTÍFICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Orientador(a): Lavínia Schwantes.

 

Laryssa da Cunha Rezende Silva, 2022. A RELAÇÃO DE PRÁTICAS MEDITATIVAS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM OLHAR PARA COM REGIÕES PERIFÉRICAS. Orientadora: Adriana Saccol Pereira.

 

Fabiane Fagundes da Fonseca, 2022. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA COMO EPISTEMOLOGIA E FERRAMENTA PARA O DIÁLOGO DE SABERES COM COMUNIDADES-TERRITÓRIOS TRADICIONAIS PESQUEIRAS NO CONTEXTO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO. Orientador(a): Rita Patta Rache. Coorientador(a): Tamires Podewils.

 

Laísa Teixeira Muller, 2022. PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DE RIO GRANDE, RS, BRASIL. Orientador(a): Adriana Saccol Pereira.

 

Juliana de Aguiar Alves, 2022. CONSTRUÇÃO DE UM JOGO INFORMATIVO SOBRE DROGAS PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NAS ESCOLAS. Orientador(a): Cristiane Barros Marcos.

 

Sarah Branco de Menezes, 2022. PLANTAS E ANIMAIS: PROBLEMATIZANDO O ANTROPOCENTRISMO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS. Orientador(a): Raquel Pereira Quadrado.

 

Rodrigo Augusto Nobre Leal, 2022. A PANDEMIA DO COVID-19 E OS DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIA EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO RIO GRANDE, RS. Orientador(a): Sonia Marisa Hefler.

 

Pamela Emilia Lesxistão Schmidt, 2022. O ENSINAR DA CIÊNCIA PARA DEFICIENTES VISUAIS. Orientador(a): Vanise dos Santos Gomes. Coorientador(a): Sonia Marisa Hefler.

 

Gleidson Barcelos de Souza, 2022. CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS DO ENSINO DE FILOSOFIA AO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA. Orientador(a): Filipi Vieira Amorim.

 

Adna Ferreira Silva Garcia, 2023. EVASÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA FURG ENTRE 2014 E 2019: PANORAMA E PERSPECTIVAS. Orientador(a): Daniel da Silva Silveira.